Leia a explicação a seguir sobre “silepse de pessoa” retirada do Material Teórico da unidade:“Esse fato, comum na linguagem coloquial, revela que a expressão nominal “a gente”, em posição de sujeito, já não é sentida como tal, ou seja, como nome feminino; mas, sim, como um pronome pessoal (sinônimo de “nós”).” Agora, assinale a alternativa que exemplifica a ocorrência de “silepse de pessoa”:OBS: Todos os excertos das alternativas foram retirados da obra “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa.a.O crespo – a gente se retém – então dá um cheiro de breu queimado.b.Mas o que a gente quer é só pegar a família conosco prisioneira; então, ele vem, se vem!c.E o esbraseado, o estufo, a dor do calor em todos os corpos que a gente tem.d.a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo.e.A gente, em volta, se consternava.
Soluções para a tarefa
Respondido por
54
Uma silepse é uma figura de linguagem caracterizada por uma não subordinação sintaticamente, tendo o foco voltado para uma concordância ideológica e não lógica. Isto é, há uma concordância entre as ideias, mas não entre as palavras. Existem três tipos de silepse: gênero, número e pessoa.
A silepse de pessoa acontece quando o sujeito não concorda com a pessoa verbal. Levando esta informação em consideração, podemos inferir que há uma silepse de pessoa na afirmativa da alternativa B.
Respondido por
48
Resposta correta : Letra B.Mas o que a gente quer é só pegar a família conosco prisioneira; então, ele vem, se vem!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás