Leia a excerto abaixo:
“Os cativos tinham um regime de trabalho diferente do que realizavam nos engenhos de açúcar, pois além de esse regime exigir mão de obra especializada, eles tinham relativa liberdade de ação e maiores oportunidades para comprar sua liberdade. Eles não só escondiam oitavas de ouro que catavam nos ribeiros, como tinham licença de seus senhores para batear em dias santos e ao cair da tarde. Estímulos depois da obtenção de uma quantidade mínima de ouro, dizem uns, resistência à escravidão, dizem outros”. (PRIORE, 2016, p. 110). Tendo por referência estas reflexões, analise as alternativas em destaque:
PRIORE, Mary Del. História da Gente Brasileira: volume 01 – colônia. São Paulo: Leya, 2016.
I – A autora considera que o trabalho do escravo negro na mineração possibilitava uma chance maior do mesmo negociar com seu proprietário e obter sua liberdade.
II – A partir da leitura do excerto bibliográfico podemos compreender que o trabalho desenvolvido pelos escravos na mineração era menos exaustivo, se comparássemos com a labuta canavieira.
III – As negociações das alforrias concedidas aos cativos africanos ocorria com maior frequência na região das minas, devido a influência do pensamento iluminista dos letrados que eram influenciados pelos ideais de liberdade e igualdade.
IV – Muitos senhores aceitavam negociar o pagamento da alforria de seu cativo, mediante algumas imposições. Outros ainda determinavam um valor e quando o escravo africano conseguia a soma, os proprietários aumentavam o preço da concessão da liberdade, atrasando ainda mais o processo da alforria.
Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
I e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: Muito provável a alternativa 5: I e lV
Explicação:
Em relação a escravidão e a vida dos cativos no período escravista do Brasil, a alternativa correta é a alternativa 5 : I e IV, pois é a alternativa que traz corretamente sobre como funcionava a alforria e a relação do escravo com o seu proprietário.
Império do Brasil
O período imperial do Brasil durou de 1822 até 1889, se tornando uma das épocas mais transformadoras politicamente e economicamente. O Brasil possuiu dois imperadores, Dom Pedro I e seu sucessor, Dom Pedro II. Entre a mudança dos dois imperadores houve um período temporário, chamada Período Regencial, em que a elite comandava o país enquanto esperava Dom Pedro II atingir a idade necessária para assumir o trono brasileiro.
Escravidão no Brasil
A escravidão foi um modelo de instituição desumana e extremamente violenta que perdurou no Brasil por mais de 300 anos, entre aproximadamente 1535 e 1888. Contudo antes disso, as primeiras pessoas a serem escravizadas foram os indígenas nativos do Brasil. Entretanto por conta do tráfico internacional ser mais lucrativo, os escravos vindos da África eram preferidos ao invés dos povos indígenas.
Aprenda mais sobre o Brasil aqui: brainly.com.br/tarefa/18069941#
#SPJ1