Leia:
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL, da UNESCO (órgão das Organização das Nações Unidas para a cultura) afirma em seu artigo 1º:
“A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras”.
a.
Explique o que é etnocentrismo. (1,0)
b.
Indique se o texto é a favor ou contra o etnocentrismo negativo. Justifique sua resposta com elementos do texto. (1,0)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: a) A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço.não há valores universais para todos os grupos humanos cada sociedade tem a sua cultura própria,a diversidade cultural é um bem que deve ser preservado.A diversidade cultural está em vias de crescimento desde o contexto de globalização.E os valores culturais do gênero humano estão cada vez mais se ampliando.
b) Esse documento é contrário ao etnocentrismo e a favor da diversidade cultural,dos valores culturais e do relativismo cultural.
Resposta:
a) A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Não há valores universais para todos os grupos humanos e cada sociedade tem a sua cultura própria e a diversidade cultural é um bem que deve ser preservado. A diversidade cultural está em vias de crescimento desde o contexto de globalização e os valores culturais do gênero humano estão cada vez mais se ampliando. Sociedades que vivem em uma mesma época, em espaços próximos ou distantes, podem se organizar de maneira muito diferente uma das outras e cada sociedade vai se transformando ao longo do tempo.
b) Esse artigo é contrário ao etnocentrismo e a favor da diversidade cultural, dos valores culturais e do relativismo cultural.
Explicação: