Português, perguntado por cecyribeiro, 9 meses atrás

Leia a crônica “País rico”, do escritor brasileiro Lima Barreto e observe os principais argumentos.

País rico




Não há dúvida alguma que o Brasil é um país muito rico. Nós que nele vivemos, não nos apercebemos bem disso, e até, ao contrário, o supomos muito pobre, pois a toda hora e a todo instante, estamos vendo o governo lamentar-se que não faz isto ou não faz aquilo por falta de verba. […]


Surgem epidemias pasmosas, a matar e a enfermar milhares de pessoas, que vêm mostrar a falta de hospitais na cidade, a má localização dos existentes. Pede-se a construção de outros bem situados; e o governo responde que não pode fazer porque não tem verba, não tem dinheiro. […]


E o Brasil é um país rico; e tão rico é ele, que apesar de não cuidar dessas coisas que vim enumerando, vai dar trezentos contos para alguns latagões irem ao estrangeiro divertir-se com os jogos de bola como se fossem crianças de calças curtas, a brincar nos recreios dos colégios.


O Brasil é um país rico...


BARRETO, Lima. “País rico”, Marginália, 8 maio 1920. In: BARRETO, Lima. Crônicas. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2019.




trezentos contos: aproximadamente 3 milhões de reais hoje em dia.


latagões: homens novos, robustos e formado; marmanjos.




Ao se analisarem os principais argumentos do autor, pode-se afirmar que


(A)

o cronista não apresenta argumentos consistentes para dizer que o Brasil é rico, uma vez que o governo do país lamenta não ter verba para a construção de hospitais, por exemplo.


(B)

o cronista é irônico ao afirmar que o Brasil é um país rico, pois a administração não consegue resolver o problema dos hospitais por falta de verba.


(C)

o cronista utiliza o vocábulo “latagão” e foge do gênero crônica argumentativa, já que deveria ser imparcial.


(D)

o cronista utiliza a contradição de o governo não ter verba para os hospitais, mas dispor de dinheiro para enviar “latagões” para divertirem-se com “jogos de bola” como principal argumento de que o Brasil é rico.

Soluções para a tarefa

Respondido por margarethealves
56

Olá! (:

Letra D- o cronista utiliza a contradição de o governo não ter verba para os hospitais, mas dispor de dinheiro para enviar “latagões” para divertirem-se com “jogos de bola” como principal argumento de que o Brasil é rico.

Explicação: O cronista contrai o fato de o governo não ter dinheiro suficiente para hospitais, etc. Ele apenas defende a ideia de que o Brasil é um país rico.

Espero ter ajudado!!!

Respondido por aparecida5961
16

Resposta:

letra D tenho quase certeza.

Perguntas interessantes