História, perguntado por gilnascimento81, 2 meses atrás

Leia a citação a seguir:

“[...] o termo ‘quinto dos infernos’, tão usualmente empregado entre nós, surgiu no período colonial e diz respeito à cobrança de impostos pelo império português. O quinto correspondia a 20% da produção de ouro da colônia. Afirma-se que o termo era dirigido aos cobradores de impostos que, ao exigir o quinto, ouviam algo como “vá buscar o quinto nos infernos!”. Com o passar do tempo, a expressão derivou para a forma de ‘quinto dos infernos’”.




(GUEDES, Odilon. Aspectos gerais do orçamento público no Brasil e o seu papel na promoção da cidadania. Revista de Economia e Relações Internacionais/Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado. - Vol. 10, n. 20 (2012) - São Paulo: FEC-FAAP, 2007, p. 38).

De que maneira a instituição da tributação governamental conhecida como Direitos de Entrada interferiu na comercialização de produtos na região das Minas Gerais?

a) Somente as minas especializadas na exploração de ouro sob responsabilidade dos emboabas passaram a ser taxadas, gerando uma revolta nas comunidades indígenas, que passaram a exigir da Coroa Portuguesa uma maior participação das decisões políticas na colônia.
b) Após a implementação de mais um imposto aos colonos, Portugal teve que enfrentar diversos levantes revolucionários em sua colônia, fator que impossibilitou o desenvolvimento das cidades coloniais e consequentemente a ascensão econômica de aristocratas locais.
c) Este imposto foi criado especificamente para impedir que os colonos realizassem qualquer tipo de negócio nas Capitanias, fazendo com que toda a mercadoria negociada na América Portuguesa tivesse como procedência a Europa, fator que impediu o desenvolvimento comercial na colônia.
d) Com a instituição dos Direitos de Entrada, não apenas o ouro extraído com a exploração das minas tinha que ser taxado, mas toda e qualquer mercadoria comercializada nas Capitanias existentes na colônia de Portugal na América.
e) O imposto nomeado de ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -, já existente desde o comércio realizado com a extração do pau brasil, foi ampliado, gerando descontentamento tanto por parte dos aristocratas portugueses que viviam na América Portuguesa, quanto por parte dos nativos ameríndios.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulafernandap5
1

Resposta:

c/

Explicação:

este imposto foi criando especificamente para inperdi q os colonos qualquer tipo de de nogocio

Perguntas interessantes