Leia a citação a seguir. “Aquino diz que ‘o criar pertence somente a Deus; e, portanto, as coisas que podem ser causadas apenas por criação [ex nihilo], somente por Deus são causadas. Ora, são estas todas as coisas que estão sujeitas a geração e corrupção’. Mas todas as criaturas, necessárias e contingentes, começaram a existir em um tempo passado finito; ‘Deus é o criador do mundo de tal maneira que o mundo passou a existir’". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, Patterson. A doutrina de São Tomás do Ser Necessário. Trad. Fabio Lampert. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 4, p. 201-214, jan.–jun. 2012. p. 206. . Acesso em 9 de jul. 2017. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Entre a fé e a razão: Deus, o mundo e o homem na filosofia medieval sobre a relação entre contingente e necessário na argumentação de Tomás de Aquino sobre a existência de Deus, leia as afirmativas a seguir: I. Toda a criação é contingente, pois é derivada. II. Deus é o único ser necessário. III. A única lei necessária é a da gravitação celeste, pois organiza toda a criação do universo. IV. O homem é o único ser necessário pois existe para testemunhar a glória de Deus e dela fazer testemunho. Estão corretas apenas as afirmativas: A I, III e IV B III e IV C III D I e II E IV
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Olá!
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta. A I, III e IV.
Partindo deste ponto, vemos uma pequena incoerência no exposto acima sobre as reflexões de Tomás de Aquino, visto que Deus não é o único ser necessário, ou seja, ele está representado em cinco vias distintas que para o pensador provam sua existência.
Sendo elas:
A via do movimento;
A via da causa eficiente;
A via do contingente;
A via do graus;
E por fim, a via do governo das coisas.
Até a próxima.
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta. A I, III e IV.
Partindo deste ponto, vemos uma pequena incoerência no exposto acima sobre as reflexões de Tomás de Aquino, visto que Deus não é o único ser necessário, ou seja, ele está representado em cinco vias distintas que para o pensador provam sua existência.
Sendo elas:
A via do movimento;
A via da causa eficiente;
A via do contingente;
A via do graus;
E por fim, a via do governo das coisas.
Até a próxima.
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