Leia a afirmação de Fiorin (2015, p. 9): “Todo discurso tem uma dimensão argumentativa. Alguns se apresentam como explicitamente argumentativos (por exemplo, o discurso político, o discurso publicitário), enquanto outros não se apresentam como tal (por exemplo, o discurso didático, o discurso romanesco, o discurso lírico). No entanto, todos são argumentativos: de um lado, porque o modo de funcionamento real do discurso é o dialogismo; de outro, porque sempre o enunciador pretende que suas posições sejam acolhidas, que ele mesmo seja aceito, que o enunciatário faça dele uma boa imagem.”.
O que pode ser percebido no trecho citado? Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
O uso de uma argumentação adequada, baseada no senso crítico, visível pelos exemplos dados pelo autor.
b.
O uso de citações para defender o ponto de vista do autor.
c.
O uso inadequado do senso crítico, fazendo com que o texto perca seu valor argumentativo e invalidando a afirmação feita pelo autor.
d.
O uso do senso comum, pois o autor traz uma afirmação com base no uso cotidiano da linguagem.
e.
O uso de uma argumentação baseada em argumentos preferíveis, pois o autor faz uso de premissas que não são logicamente verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Sim. A alternativa D está correta.
O senso comum se dá pela passagem do conhecimento com o decorrer do tempo de forma imediatista.
Além disso, o senso comum tem grande participação na estrutura cotidiana do pensamento humano, ou seja, ele é passado pelas gerações como uma forma de responder as dúvidas e questões cotidianas.
Diferente do senso crítico, que parte da análise e questionamento sobre determinado tema, ou seja, é a partir da crítica que o indivíduo poderá desenvolver soluções para solucionar o problema
Exemplos de senso comum:
- "Bandido bom é bandido morto"
- "Quem rouba mente"
- "Gatos pretos dão azar"
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/23173036
Resposta:
O uso de uma argumentação adequada, baseada no senso crítico, visível pelos exemplos dados pelo autor.
Explicação:
O autor faz uso do senso crítico, valendo-se de exemplos empíricos. Ele não utiliza o senso comum, pois dá exemplos concretos que corroboram sua opinião. Também não usa argumentos preferíveis; dá exemplos do que afirma. O autor utiliza adequadamente o senso crítico. Ele não traz citações no trecho reproduzido.