Lei o texto abaixo e faça o que se pede:
A partilha e a conquista não eram inevitáveis para a África, como dado inscrito na sua história. Ela foi a consequência lógica de um processo de devoração da África pela Europa, iniciado bem antes do século XIX, motivado pela exploração econômica do continente. Foi a resistência africana a esse processo que precipitou a conquista militar efetiva. (SILVÉRIO, V. Roberto. (coord.) Síntese da coleção História Geral da África: século XVI ao século XX: Brasília, UNESCO, MEC, UFSCar, 2013).
Diferencie os momentos históricos do colonialismo e do neocolonialismo citado:
1 - Período histórico;
2 - Etapa do capitalismo;
3 - Local de dominação;
4 - Discurso ideológico do conquistador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Idades Início Término
Antiga 4.000a.C.(invenção da escrita) 476 d.C.(queda do Império Romano)
Média 476 (queda do Império Romano) 1453 (Tomada de Constantinopla)
Moderna 1453 (Tomada de Constantinopla) 1789 (Revolução Francesa)
Contemporânea 1789 (Revolução Francesa) ..
2. As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade. Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade.
3. O imperialismo foi a política de dominação exploratória no âmbito político, econômico, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre vários países do mundo.
Essas nações europeias invadiram e ocuparam muitos territórios apenas com a finalidade de expandir suas economias industriais.
4. Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.[1] No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.