Lei de Terras de 1850
[...] ex-escravos e estrangeiros teriam que enfrentar enormes restrições para possivelmente galgarem a condição de pequeno e médio proprietário. Com essa nova lei, nenhuma nova sesmaria poderia ser concedida a um proprietário de terras ou seria reconhecida a ocupação por meio da ocupação das terras. As chamadas “terras devolutas”, que não tinham dono e não estavam sob os cuidados do Estado, poderiam ser obtidas somente por meio da compra junto ao governo. [...]
De acordo com esse texto, a Lei de Terras foi responsável por
a) acelerar o processo de industrialização do Brasil.
b) beneficiar ex-escravos na criação de negócios.
c) buscar novos colonizadores para modificar a sociedade Imperial.
d) criar um mercado consumidor amplo para os países europeus.
e) organizar a política brasileira em torno do latifúndio.
Soluções para a tarefa
e) organizar a política brasileira em torno do latifúndio.
Com a proibição do tráfico de escravos pela Inglaterra pela lei Bill Alberdeen e depois pelo governo brasileiro com a lei Eusébio de Queirós, havia uma perspectiva de que em pouco tempo a escravidão fosse abolida. Com isso, surgiu uma preocupação por parte dos latifundiários de que os negros pudessem vir a se tornar donos de terras em um futuro próximo.
Assim, em 1850 foi criada a Lei de Terras - mesmo ano da lei Eusébio de Queirós - e ela definiu que as terras só poderiam ser adquiridas por compra e venda ou recebidas por doação do Estado, impossibilitando a posse de terras por usocapião.
Com isso, apenas os homens com grande poder aquisitivo é que teriam condições financeiras necessárias para realizar a compra, ou seja, os próprios latifundiários, mantendo esse modelo econômico.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/12261555
Resposta:
e) organizar a política brasileira em torno do latifúndio.
Explicação: