Lei de Coulomb
1. Explique o que está acontecendo nessa imagem. Explique o que são as linhas e o que elas representam.
Soluções para a tarefa
Essas linhas são linhas de campo.
Elas são uma representação visual do campo elétrico criado por uma partícula carregada.
As linhas de campo de um partícula só dependem da carga que as cria. Elas não podem ser destruídas e nem podem cruzar umas as outras. O campo criado por uma partícula carregada interage com o campo de outras partículas carregadas. O resultado é linhas "distorcidas" e tortas.
As setas indicam a direção do campo.
A convenção diz que as linhas saem da partícula se ela tiver carga positiva e que as linhas entram na partícula se ela tiver carga negativa.
Na primeira imagem temos duas partículas. Pela direção das setas podemos ver que as linhas estão saindo de cada partícula. Podemos então concluir que ambas as partículas possuem carga positiva.
Na segunda imagem temos novamente duas partículas. Nesse caso as setas indicam que as linhas saem de uma das partículas e entram na outra.
Perceba que as linhas entram na partícula da esquerda. Logo essa partícula tem carga negativa.
Perceba que as linhas saem da partícula da direita. Logo essa partícula tem carga positiva.
Perceba que na primeira situação as linhas de cada partícula repelem umas as outras, é como se houvesse uma separação entre elas. Isso ocorre porque cargas com mesmo sinal se repelem.
Já na segunda situação as linhas interagem entre si e é como se elas compartilhassem o mesmo campo elétrico.
Isso ocorre porque cargas com sinais opostos se atraem.
Outra coisa importante é que as linhas "se somam".
Se você tiver varias partículas carregadas, podendo ser positivas ou negativas, cada partícula terá seu próprio campo.
A uma distância considerável das partículas, o campo que seria medido será equivalente a um campo criado por uma única partícula com carga igual a soma das cargas das partículas que temos.
Por exemplo, na primeira situação o campo criado pelas duas partículas positivas será equivalente ao campo criado por uma única partícula de carga positiva. É como se você fundisse ambas as partículas numa partícula maior.
Na segunda situação é ainda mais interessante. Se ambas as partículas possuem mesma carga, mas com sinal diferente. o campo de uma anula o campo da outra. Por isso que as linhas saem de uma e entram na outra.
O resultado é como se não houvessem partículas carregadas.
E essas são algumas propriedades básicas das linhas de campo elétrico.
Resposta:
fala pra ti vai na fé que você consegue