Legado da revolução russa.
Soluções para a tarefa
Em 25 de outubro comemoramos mais um aniversário da Revolução Russa de Outubro de 1917. Qual seu principal legado para nossa época?
Assembleia de operários na fábrica Putilov de Petrogrado, em 1917Em 25 de outubro comemoramos mais um aniversário da Revolução Russa de Outubro de 1917. No ano que vem a revolução que abalou o mundo e mudou o curso da história do século XX completará 100 anos. A Esquerda Marxista realizará um conjunto de atividades comemorando este centenário.
Depois de quase 100 anos, qual a principal lição que os militantes socialistas podem extrair dessa experiência histórica do proletariado mundial aqui no Brasil, especialmente nos dias tumultuados em que vivemos, de imprevisibilidade política e de polarização na luta de classes? Qual o seu principal legado?
A Revolução Russa começou em fevereiro de 1917 (pelo calendário ocidental, foi em março). São constituídos espontaneamente conselhos de operários, soldados e camponeses. A Revolução de Fevereiro derrubou a monarquia russa e a autocracia do czar Nicolau II, desencadeando um processo revolucionário que teve o seu desfecho na Revolução de Outubro. O proletariado russo apoiado pelos camponeses “assaltou o céu”, sob a liderança do Partido Bolchevique. A classe operária russa vai repetir em 1917 a efêmera experiência da Comuna de Paris de 1871. No convulsivo período que sucede a abdicação do czar, os operários e camponeses vão acabar derrubando os dois governos provisórios, compostos pela aliança oportunista dos socialistas moderados com a burguesia liberal, e instaurando uma república operária de conselhos sob a liderança do partido bolchevique.