História, perguntado por valeriorenata944, 11 meses atrás

legado cultural dos gregos para humanidade, mínimo 20 linhas​

Soluções para a tarefa

Respondido por fatinhaoliveira681
8

Resposta:

O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental. O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações.

São gregos alguns dos principais estudiosos a tratar a história, independente da tradição mitológica e religiosa, como um campo do conhecimento específico. Ao grande Heródoto de Halicarnasso coube a alcunha de “Pai da História” quando se dedicou a relatar os acontecimentos das Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas pelo domínio de áreas comerciais do Mar Egeu.

Autores como Xenofonte, soldado e discípulo de Sócrates e Tucídides, general das hostes atenienses, por sua vez relataram o que presenciaram durante a Guerra do Peloponeso. Tucídides, por sua conta, buscou imprimir imparcialidade, confrontando informações e cruzando dados distintos em seus escritos e ainda hoje é considerado um clássico entre os historiadores mais antigos.

A Filosofia na Grécia:

Em se tratando de filosofia é impossível conceber o conceito acerca do tema sem considerar a primazia grega para o desenvolvimento deste campo do conhecimento. O forte espírito crítico grego os levou a questionar absolutamente tudo, desde a transformação do caos em cosmo até a conduta humana dentro da sociedade. Suas correntes filosóficas e personalidades influenciam até os dias atuais as concepções filosóficas em geral.

Arte:

A concepção grega de teatro baseou-se em duas ideias: tragédia e comédia e as peças em geral surgiram como homenagem ao deus Dionísio. Seu apogeu ocorreu por volta de 550 a.C, com destaque para Atenas, mas terminou espalhando-se por toda a Hélade.

Entre os principais dramaturgos e obras figuram os nomes de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), Sófocles (Édipo Rei), Eurípedes (As Troianas) e Aristófanes, considerado o maior autor do gênero comédia.

Pode-se dizer que a tragédia surgiu antes da comédia, mas em si, todas as peças serviam tanto como forma de entretenimento como forma de critica a sociedade, abordando temáticas variadas.

Em verdade, podemos dizer que os gregos obtiveram desenvolvimento bastante eficiente nas mais variadas formas de arte, caracterizada por valores humanistas e voltadas para suas crenças, desejos e paixões, buscando ordem e harmonia.


valeriorenata944: Obrigadaaa!!
fatinhaoliveira681: por nada♥️
Perguntas interessantes