Lecionar ou coordenar processos educacionais não é uma tarefa fácil. Para realizá-la com seriedade e competência é necessário tomar como condição sine qua non o papel de pesquisador participante do contexto escolar. Dominar os conteúdos teóricos e didáticos precisa vir articulado a compreensão do desenvolvimento humano, de modo a poder se tornar efetivo o desenvolvimento humano integral. É sob essa perspectiva que a Psicologia do Desenvolvimento Infantil se torna fundamental para a prática pedagógica. Convido você, aluno, a analisar o caso a seguir: João tem 4 anos e irá iniciar a sua vida escolar em razão da obrigatoriedade da frequência escolar a partir desta idade. A turma de infantil que ele foi matriculado segue juntas desde os 2 anos, portanto os alunos estão familiarizados entre eles. Ao chegar a escola, ele o faz no colo da mãe, no período vespertino. Entra no corredor da educação infantil agarrado ao pescoço da mãe e apesar de não chorar também não se desvencilha de forma alguma. Após muita insistência da professora, João desce do colo da mãe e caminha para o interior da sala. A mãe permanece na porta da sala e diz para a professora que está muito angustiada com o início escolar do filho, e preferia ficar na escola aguardando para ver se o menino ficaria ou não bem na sala de aula. A professora então orienta a mãe a ficar na recepção da escola, se comprometendo a chamá-la caso houvesse necessidade. A mãe teve dificuldade de aceitar essa orientação. Foi acionada a coordenação para auxiliar no processo de acolhimento e orientação dessa mãe e somente após muito diálogo ela o fez. João ficou irritadiço, agressivo, ansioso quando percebeu que a mãe havia saído da porta da sala. Não houve meios de acalma-lo, a não ser o levando a mãe. Esse processo perdurou durante a semana toda. Momento então, que a professora e a equipe pedagógica marcaram uma reunião para discutir o caso e analisar as estratégias viáveis para acolher João na rotina escolar. Elaborado pela professora, 2020. Tomando como referência a teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott e a faixa etária do desenvolvimento psicossocial de João, elabore um texto de no mínimo 30 e no máximo de 45 linhas. Considere em seu texto os seguintes aspectos: - O comportamento de João, considerando sua faixa etária. - A angústia de separação acentuada na relação mãe e filho. - A importância do objeto significativo que colabora para que João consiga encontrar conforto emocional. Para concluir sua atividade, imagine-se atuando como docente nesta situação e aponte ao menos 3 (três) ações que você entende ser pertinente para auxiliar a integração de João ao ambiente escolar, considerando o aporte teórico utilizado em nossa disciplina.
Soluções para a tarefa
A abordagem sistêmica está diretamente ligada ao caráter de diferentes tipos de ciência para desenvolver um objeto de pesquisa.
Uma análise da abordagem sistêmica deve considerar os diferentes aspectos para se chegar a resposta, no caso, é dever do pesquisador inclusive considerar outras definições, que serão úteis no processo de verificação da sua própria conclusão acerca do objeto de pesquisa estudado.
A análise terapêutica deve ser realizada pelo profissional de forma a auxiliar o indivíduo.
Por isso, perguntas sem embasamento ou um senso crítico exacerbado sobre o diálogo não irão estabelecer uma conexão interessante para a busca de melhores resultados, e, é somente através da empatia, do respeito, do diálogo aberto e de perguntas que coloquem o indivíduo em um estado de reflexão que a atividade poderá obter sucesso.
Nessa questão você deve usar como base a teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott, assim como a faixa etária do desenvolvimento psicossocial de João, para redigir um texto.
Dicas:
- Antes de começar, leia e releia o conteúdo
- Seja claro
- Atente-se para a ortografia e gramática
- Escreva no mínimo 30 linhas e no máximo de 45.
- Leve em consideração a idade e o comportamento de João
- Aborde a angústia de separação (mãe e filho).
- Relate sobre importância do objeto significativo que que ajuda João a encontrar conforto emocional.
Caso opte por elaborar um texto argumentativo-dissertativo, você pode seguir as orientações abaixo:
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor sobre o ponto de vista apresentado na introdução.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
- Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Nos textos dissertativos argumentativos recomenda-se o uso de verbos na terceira pessoa, assim como o sujeito indeterminado. A intenção é garantir ao texto uma linguagem impessoal.
Você pode ver mais sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo clicando aqui:
- brainly.com.br/tarefa/8161364
Espero ter ajudado!