Leandro Karnal questiona o modelo de abordagem dicotômica presente nos livros didáticos sobre os modelos de colonização ibérica e inglesa. Na visão do autor em tela, é possível superar essa dicotomia com:
A) As diferenças culturais entre os colonizadores, uma vez que os ingleses desconfiavam do progresso econômico, ao passo que os ibéricos associavam o lucro à graça divina.
B)O fato de existir diferenças geográficas, já que na América do Norte a grande navegabilidade dos rios somou-se a imensos planaltos, fatores que trouxeram vantagens a região.
C)O distanciamento da ideia de que nas colônias ibéricas iriam parar os degredados, ao mesmo tempo em que as treze colônias nasceram de uma parte da população inglesa.
D)As distinções étnicas, aliado ao fato da América do Norte se apresentar mais próxima da homogeneidade inglesa, em contraste com a colonização ibérica presente no contexto das colonizações do século XVI e XVII.
E)A complexidade dos planos coloniais, ou seja, o fato das colônias latinas estarem sujeitas a uma colonização assistemática e desorganizada, ao mesmo tempo em que as colônias inglesas vivenciaram uma colonização organizada e sistemática.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
EU RESPONDI A LETRA 'E', PELA FRASE INICIAL "A explicação é perfeita! Somos pobres porque fomos fundados pela
escória da Europa! Os Estados Unidos são ricos porque tiveram o
privilégio da colonização de alto nível da Inglaterra", PORÉM NÃO TENHO CERTEZA, SE ALGUÉM DISCORDAR POR FAVOR NOS AJUDE.
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
a complexidade dos planos coloniais, ou seja, o fato das colônias latinas estarem sujeitas a uma colonização assistemática e desorganizada, ao mesmo tempo em que as colônias inglesas vivenciaram uma colonização organizada e sistemática.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Direito,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás