[...] “Lavinia, você não acredita no que falam do Solitário, acredita?”
“Essas mulheres gostam de ver a própria língua dançando.”
“Mas Hattie McDollis foi morta dois meses atrás, Roberta Ferry um mês antes, e agora Elizabeth Ramsell desapareceu...”
“Hattie McDollis era uma doida. Aposto que fugiu com algum viajante.”
“Mas as outras, todas elas foram estranguladas, as línguas para fora da boca, dizem.”
Elas estavam de pé na beira da ravina que corta a cidade ao meio. Atrás delas estavam as casas de luzes acesas e música; à frente havia profundeza, umidade, vagalumes e escuridão.
“Talvez não devêssemos ir ao cinema esta noite”, disse Francine. “O Solitário pode nos seguir e nos matar; eu não gosto dessa ravina. Olhe só, olhe!”
Lavinia olhou, e a ravina era um dínamo que nunca parava de funcionar, dia e noite; havia um grande zumbido incessante, um constante zunido e murmúrio de criaturas, insetos e vida vegetal. Cheirava a estufa, vapores secretos e areia movediça. E sempre o dínamo negro zumbindo, com fagulhas, com uma forte corrente elétrica, onde pirilampos se moviam no ar.
“Não serei eu voltando por essa ravina, tarde da noite, tão tarde assim; será você, Lavinia, você descendo as escadas e atravessando a ponte, e talvez o solitário esteja ali.”
“Bobagem”, disse Lavinia Nebbs.
“Será você sozinha pelo caminho, escutando seus sapatos, não eu. Você totalmente só no caminho de volta para casa. Lavinia, não sente solidão morando naquela casa?”
“Solteironas adoram morar sozinhas.” Lavinia apontou para o caminho sombreado e quente que descia escuridão adentro. “Vamos pegar o atalho.”
“Estou com medo!”
“É cedo. O Solitário só sai mais tarde.”
Lavinia pegou a outra pelo braço e levou-a pelo caminho tortuoso para dentro para a quentura de grilos e sons de sapos e silêncio delicado como mosquitos. Elas roçaram a grama chamuscada de verão, carrapichos arranhando seus calcanhares expostos.
“Vamos correr!”, ofegou Francine.
“Não!”
Elas viraram uma curva no caminho... E lá estava.
Na profunda noite murmurante, à sombra das árvores cálidas, como se tivesse se deitado ao ar livre para apreciar às pálidas estrelas e o vento brando, as mãos de cada lado como os remos de uma delicada embarcação, jazia Elizabeth Ramsell!
Francine gritou.
“Não grite!”, Lavinia estendeu as mãos para segurar Francine, que estava choramingando e engasgando. “Pare! Pare!”
A mulher estava deitada como se flutuasse ali, o rosto iluminado pela lua, os olhos arregalados e vidrados, a língua esticada para fora da boca.
“Ela está morta!”, disse Francine. “Ai, ela está morta, morta! Ela está morta!”
Lavinia estava no meio de milhares de sombras quentes, com os grilos estriando e os sapos coaxando alto.
“É melhor chamar a polícia”, ela disse, finalmente. [...]
O suspense é um artifício da composição literária ou do cinema e pode ser encontrado em qualquer gênero: tanto nas narrativas policiais, em que é usado com mais abundância, como nas comédias, em que pode ser utilizado para causar um efeito de quebra de expectativa, que gera o riso. O suspense, também, se caracteriza
A
pela criação de cenários e contextos misteriosos e aterrorizantes, com a intenção de provocar a sensação de medo e dar sustos nos leitores.
B
como uma aceleração da ação através de informações excessivas, criando um efeito de adrenalina que prenderá a atenção dos leitores na narrativa.
C
como uma narrativa transmitida oralmente através de diversas gerações e que, por isso, se transforma em um elemento cultural importante de um determinado povo.
D
como a imitação de uma outra obra (cinematográfica ou literária) que utiliza ironia e sarcasmo, e tem como intenção de provocar o riso dos leitores.
E
como o retardamento, pausa ou prolongamento da ação com incidentes menores, com a intenção de gerar um sentimento de incerteza e tensão nos leitores.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
b) Como uma aceleração da ação através de informações excessivas, criando um efeito de adrenalina que prenderá a atenção dos leitores na narrativa.
Explicação:
O suspense surge a partir do mistério, da demora em se revelar uma informação, na espera gerada sobre o resultado de algo.
Espero ter ajudado e se puder colocar como melhor resposta eu agradeceria.
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