Matemática, perguntado por dudapigari, 9 meses atrás

latão (427-347 a.C.) e Aristóteles (384-322 a.C.) foram grandes filósofos de sua época e também trouxeram brilhantes contribuições para a Matemática, o que leva diversos matemáticos a considerarem a Matemática mais como uma filosofia do que Ciência propriamente dita. A respeito das ideias centrais desses dois pensadores acerca da Matemática, analise as asserções a seguir.

I Platão concebia a existência de um mundo das Formas ou Ideias, em que todas as existências do mundo físico encontravam-se nesse mundo ideal. Para ele, todos os objetos, inclusive matemáticos, do mundo físico são como cópias imperfeitas destas ideias. Sendo assim, a Matemática também fazia parte do mundo das ideias, e, assim, o matemático, por meio da razão, do raciocínio dedutivo, "descobria" as "verdades Matemáticas" que jamais poderiam ser verificadas, mediante uma experiência com objetos do mundo real. Seus ideiais eram opostos aos de Aristóteles.
PORQUE
II Aristóteles idealizava a Matemática como construções formuladas pelos matemáticos, a partir da percepção dos objetos do mundo real. Sendo assim, para ele a Matemática passa a existir e a ser obtida a partir das observações que fazemos daquilo que observamos em nosso mundo físico. Além disso considerava que as verdades matemáticas poderiam ser comprovadas com experiência do mundo real, tendo em vista que são construções elaboradas pelos matemáticos a partir das percepções sensoriais que estes teriam dos objetos do mundo real.

Sobre essas asserções, assinale a alternativa corret


dudapigari: Resposta: Alternativa 1

Explicação passo-a-passo: Paginas 201 e 202 do livro história da matemática

Soluções para a tarefa

Respondido por NF21
1

Resposta: Alternativa 1

Explicação passo-a-passo: Paginas 201 e 202 do livro história da matemática

Perguntas interessantes