Lamarck apresentou diversos erros quanto as suas convicções ligadas ao evolucionismo. Dois desses erros estavam relacionados á ideia de extinção de especies e a uma visão progressista. Explique
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Jean Lamarck, cientista francês que formulou uma das Teoria da Progressão se opunha fortemente aos conceitos de extinção e de evolução das características físicas dos seres vivos.
Formulou a teoria conhecida como Lamarckismo ou teoria do uso e desuso. A parti dessa teoria o cientista apontava duas grandes falhas nas crenças até então tidas como verdade sobre a evolução das espécies. São elas:
Visão progressista:
Diz respeito a transmissão das características genéticas ao longo do processo reprodutivo das espécies como base no uso ou desuso de órgãos ou sentidos.
Para Lamarck, se um um animal utiliza-se pouco um órgão, membro ou característica física esta deixaria de ser passada a diante para as próximas gerações, pois seu desuso acarretaria na sua falta de necessidade.
Assim, se por exemplo uma girafa de 1 metro de altura vivem em um local onde as árvores tem 2 metros de altura, será necessário que o animal estique seu pescoço para se alimentar. Com o tempo o fato de os animais se espicharem para se alimentar alongará seus pescoços e dessa forma essa característica será transferida as próximas gerações, que terão pescoços mais logo.
Extinção das espécies:
Ao contrário de Darwin, Lamarck não acreditava na extinção das espécies. Enquanto Darwin defendia que a extinção ocorria com base na seleção natural em que o ambiente seleciona apenas os animais mais bem adaptados, Lamarck acreditava que o processo de extinção em si não existe.
Pois a medida que muda-se o ambiente ou a necessidade dos seres vivos estes passam a desenvolver novas caraterísticas e a abandonar as antigas. Este processo, apesar de parecer uma evolução, é considerado por Lamarck como visão progressista ou teoria do uso e desuso.
Bons estudos ;)