L. M., 65 anos, sexo feminino, utiliza furosemida para manutenção de sua pressão arterial. Ela se apresenta para consulta com seu médico queixando-se de tonturas recorrentes, principalmente ao assumir a posição de pé. Acompanhe a consulta e a análise de seus exames. Descrição da imagem não disponível Diante da situação apresentada, responda às seguintes questões! 1. Os efeitos relatados pela paciente podem estar relacionados ao uso da furosemida? Por quê? 2. Qual é a causa do quadro descrito pela paciente? 3. O que poderia ser feito em relação ao uso da furosemida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Sim, a paciente está utilizando o fármaco furosemida para o manejo de sua pressão arterial. Porém, ela relata tonturas e, ao ter sua pressão avaliada, é possível verificar que ela está abaixo dos valores considerados normais. Portanto, a furosemida parece estar ocasionando um efeito exacerbado nessa paciente.
2. Os achados laboratoriais demonstraram que a paciente apresenta insuficiência renal. Esse quadro clínico reduz a eliminação de fármacos, ocasionando o aumento da concentração sanguínea desses. De acordo com o quadro descrito, acredita-se que a furosemida não está sendo eliminada adequadamente. Assim, a sua concentração no sangue está aumentada, o que ocasiona o aumento de seu efeito: a redução da pressão arterial.
3. Para reduzir os efeitos relatados pela paciente, a dose da furosemida pode ser reduzida ou, então, a sua administração pode ocorrer em intervalos maiores.
Explicação: