Kröger (2006) explica que assim como aprender a gramática, os ensinamentos dos esportes devem seguir a sequência lógica: aprender o “ABC”, as primeiras palavras, para depois, de forma garantida, poder falar palavras mais complexas e então introduzir as “regras gramaticais”. KROGER, Christian; ROTH, Klaus. Escola da bola: um abc para iniciantes nos jogos esportivos. Rio de Janeiro: Phorte, 2006. (Adaptado). Baseado nisso, sobre a aprendizagem esportiva em relação ao aprender da gramatica, sugerida pelo autor, ordene os itens que seguem: I. Competências táticas específicas. II. Habilidades e capacidades motoras. III. Fundamentos e técnicas específicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A)
III – II – I.
B)
I – II – III.
C)
II – III – I.
D)
III – I – II.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c
Explicação:
Elas são de difícil resposta, mas o próprio autor sugere que, na busca por tais respostas, todo o iniciante deve seguir princípios básicos, apoiados em três pilares, sendo eles:
A. Jogos orientados para a situação;
B. Orientação para as capacidades coordenativas;
C. Orientação para as habilidades.
Resumidamente, podemos descrever que o item A se constitui na utilização das experiências que os iniciantes já trazem em sua “bagagem” dos jogos e brincadeiras de rua, para um patamar elevado, de forma rica e variada, de novas experiências orientadas e de movimentos diferentes, em que jogar se aprende jogando. No “item” B, o desenvolvimento das capacidades coordenativas se torna aspecto fundamental na universalidade esportiva e deve-se explorar possibilidades de incremento da senso motricidade e da motricidade geral, que servem de base para o treinamento posterior das técnicas exigidas em cada esporte. No “item” C, a promoção de várias técnicas é, possivelmente, onde todas as habilidades esportivas passam a ser incorporadas, sem se buscar um único esporte, e que serve de construção de diversos movimentos (KRÖGER, 2006).