Koch (2006) aponta que, para a produção e leitura de textos, nós precisamos mobilizar essencialmente quatro grandes sistemas de conhecimento: o linguístico, o enciclopédico, o interacional e os modelos textuais globais. Em relação ao texto, verificamos que:
Escolha uma:
a. Para compreender o texto, o conhecimento enciclopédico não é necessário, pois a crônica de Marina Colasanti é literária e não científica.
b. Todas as alternativas estão erradas.
c. Para compreender o texto, mobilizamos apenas o conhecimento linguístico, que permite a interpretação das pistas, e da relação que a crônica estabelece com os hábitos humanos.
d. Para compreender o texto mobilizamos apenas o conhecimento interacional, pois o leitor precisa interagir com o texto e perceber que ele está falando de aspectos de sua vida.
e. Para compreender o texto, mobilizamos todos os conhecimentos, menos o de modelos textuais, pois compreender o gênero a que o texto pertence não é pertinente.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E, uma vez que Koch, em seu livro cujo tema é Desvendando os segredos do texto, aponta que existem apenas três sistemas de conhecimentos relacionados ao ato da leitura que são o conhecimento linguístico, o interacional e o enciclopédico.
O conhecimento linguístico corresponde ao conhecimento gramatical e lexical, que possibilitam ao leitor obter o entendimento das frases e do conteúdo do texto.
O conhecimento interacional, no entanto, é aquele em que existe uma interação entre o leitor e o escritor por meio da linguagem do texto.
O conhecimento enciclopédico se refere ao conhecimento compartilhado pelos integrantes de uma sociedade, ou seja, aquele construído sócio-historicamente.
Todavia, o conhecimento dos modelos textuais globais são aqueles em que o indivíduo possui entendimento sobre os gêneros textuais, logo não é necessário para a compreensão no ato da leitura.
Resposta:
A resposta correta é a alternativa B
Explicação:
a. Para compreender o texto, o conhecimento enciclopédico é necessário, pois a crônica de Marina Colasanti é literária e não científica.
c e d. Para compreender o texto, mobilizamos todos os conhecimentos: linguístico, enciclopédico, interacional e os modelos textuais globais.