Kim e Mauborgne (2005) propõem uma nova abordagem para a gestão estratégica das empresas e para a criação de valor para novos negócios com base em tornar a concorrência irrelevante. Sobre essa abordagem dos autores, é correto afirmar que: A. Ao invés de “brigar” com a concorrência, é possível criar disrupções no mercado que proporcionem à empresa explorar mercados já consolidados. B. O Oceano Vermelho representa a “guerra sangrenta”, na qual as empresas buscam superar a concorrência com base na oferta de produtos para uma demanda ainda inexistente. C. No Oceano Azul, a concorrência se torna irrelevante, pois tem-se um mercado de criação de demanda, sem regras definidas, podendo ser mais lucrativo. D. A estratégia do Oceano Azul segue a lógica da “inovação do valor”, tendo como foco derrotar a concorrência no espaço de mercado existente. E. A estratégia do Oceano Vermelho segue a lógica de romper o trade-off valor-custo, ou seja, criar o maior valor possível com o menor custo possível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Estratégia "Oceano Azul", não é bem uma estratégia, é mais uma oportunidade recente de mercado não consolidado ainda, onde a concorrência é irrelevante já que a demanda ainda está sendo criada (alternativa C).
Se a concorrência ainda está sendo criada, o mercado ainda está em expansão e as regras do mercado ainda não estão claras, mas sim sendo moldadas pelos envolvidos nesse novo mercado.
Explicação:
Resposta:
C.
No Oceano Azul, a concorrência se torna irrelevante, pois tem-se um mercado de criação de demanda, sem regras definidas, podendo ser mais lucrativo.
Sobre a nova abordagem para a gestão estratégica de Kim e Mauborgne (2005), é correto afirmar que ao invés de “brigar” com a concorrência, é possível criar disrupções no mercado que proporcionem à empresa explorar mercados ainda inexistentes. O Oceano Vermelho representa a “guerra sangrenta”, na qual as empresas buscam superar a concorrência com base na oferta de produtos para uma demanda existente. No Oceano Azul, a concorrência se torna irrelevante, pois tem-se um mercado de criação de demanda, sem regras definidas, podendo ser mais lucrativo. A estratégia do Oceano Azul segue a lógica da “inovação do valor”, em que o objetivo é ultrapassar as fronteiras do mercado pela criação de um salto em valor para os compradores e a empresa. A estratégia do Oceano Azul segue a lógica de romper o trade-off valor-custo, ou seja, criar o maior valor possível com o menor custo possível.
Explicação: