KHO é um ião?
ainda ninguém me conseguiu explicar direito estas coisas dos átomos e iões
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
O íon é um espécie química carregada eletricamente, resultado de um átomo que perdeu elétrons (cátion ou íon positivo) ou ganhou elétrons (ânion ou íon negativo) durante uma reação química.
O termo íon deriva do grego e significa “o que vai, indo”. A lógica é a mesma para o termo ânion, que significa “o que vai para cima”, e o cátion, que significa “o que vai para baixo”.
O átomo é a unidade básica da matéria, utilizado para identificar um elemento químico e quando liga-se a outros pode formar uma molécula. Em relação a sua constituição, ele é formado por partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
O átomo em sua parte central possui um núcleo, este é composto por prótons (cargas elétricas positivas) e nêutrons (sem carga elétricas). Em volta do núcleo há uma nuvem chamada de eletrosfera, nela estão localizados os elétrons (cargas elétricas negativas).
Basicamente o átomo possui as seguintes características:
• Cada átomo está relacionada a somente um elemento químico;
• O peso atômico representa o número total de prótons e nêutrons no núcleo;
• Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons;
• Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons;
Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro. Sendo assim, podemos estabelecer as seguintes relações entre o átomo e sua carga.
• Átomo neutro: número de prótons e elétrons com a mesma quantidade;
• Cátion: átomo positivo, com mais prótons do que elétrons;
• Ânion: átomo negativo, com mais elétrons do que prótons.
Para exemplificar a relação entre o átomo e o íon observe a imagem abaixo. Nela pode-se notar que o átomo de hidrogênio possui um próton e um elétron, mas com a retirada de um elétron é formado um cátion (esquerda) e com a adição de um elétron, um ânion (direita) é formado.
Os elementos químicos da tabela periódica, localizados nas das famílias IA (metais alcalinos), IIA (metais alcalinos terrosos) e IIIA (boro) têm mais facilidade de perder elétrons. Já os elementos das famílias VA (nitrogênio), VIA (halogênios) e VIIA (halogênios) possuem facilidade em ganhar elétrons.