Sociologia, perguntado por ivisonbruno1312, 1 ano atrás

“Keynesianismo é o termo utilizado para designar o conjunto de políticas econômicas que foram influenciadas pela teoria do inglês John Maynard Keynes e que, com o enfraquecimento do ideário liberal, constituíram a alternativa principal a ortodoxia do laissez-faire após o termino da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)”.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
18

As afirmativas são:

I. Keynes defendeu, de forma pioneira, o mais drástico programa neoliberal, enfatizando a necessidade de os países industrializados aumentarem a taxa de desemprego como parte da estratégia para combater os sindicatos.

II. Keynes acreditava que, apesar de suas limitações, o capitalismo ainda era o modo mais eficiente de promover o progresso nas sociedades e, por isso, precisava ser mais bem administrado.  

III. Em sua obra, A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, Keynes não apenas apontou as deficiências, mas também propôs uma nova compreensão do funcionamento do sistema capitalista. Assim, oferecia uma saída para a crise baseada na intervenção do Estado.  

IV. O Estado voltou a ter um papel importante nos assuntos econômicos, não como condutor do desenvolvimento dos países (como no mercantilismo ou no Estado socialista), mas como regulador das relações que se estabelecem no mercado.

I é falso, Keynes defendia uma política capitalista intervencionista, sendo os neoliberais os seus grandes adversários ideológicos.

II é verdadeiro. Era contrário ao comunismo e à centralização econômica, mas acreditava que o capitalismo não poderia ser deixado nas mãos do livre-mercado, de modo que precisava ser regulado.

III é verdadeira, de modo que acreditava que, com uma intervenção limitada, o Estado seria capaz de corrigir (ou remediar) algumas das contradições internas do capitalismo.

IV é verdadeira, devendo o Estado, por exemplo, promover o pleno emprego.


juniorshowshow: Quanto vc tirou?
ESMarinho: Estão corretos ás afirmativa II,III e IV.
Perguntas interessantes