Karl Marx utiliza a metáfora da superestrutura e infraestrutura para trabalhar o método do materialismo histórico. Esse é um dos conceitos fundamentais do autor de O Capital, onde se propõe a destrinchar o modo de produção capitalista.
Nesse sentido, podemos afirmar:
I - Na visão de Marx, a sociedade não poderia ser orientada por ideias abstratas (superestrutura), e sim pela materialidade (presente na infraestrutura).
II - O método de Marx não nasce apenas da observação. Ele entende essa relação a partir da teoria de Hegel, mas invertendo seu conceito.
III - Engels, filósofo alemão anterior a Marx, tinha como objetivo explicar a sociedade e suas ações a partir de categorias do campo fenomenológico.
Das afirmativas anteriores, está(ão) correta(s):
II e III
Somente II
Somente III
Somente I
I e II
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Karl Marx defendeu a ideia de que a sociedade é orientada pela sua materialidade, ou seja, por meio da base que é a condição material das classes sociais. Por isso a alternativa correta é: I e II.
Karl Marx e o materialismo
Karl Marx argumentou que, se as condições materiais da sociedade permanecerem inalteradas, sua superestrutura também permanecerá. Em outras palavras, se uma sociedade é construída sobre uma base de pobreza, então sua superestrutura refletirá essa pobreza em suas leis, governo e outros aspectos da vida.
Assim, Marx defendeu que, a fim de provocar uma mudança significativa na sociedade, ela deve primeiro começar com a mudança de suas condições materiais.
Mais questão sobre Karl Marx: https://brainly.com.br/tarefa/7036427
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes