Sociologia, perguntado por greenforestclix, 1 ano atrás


Karl Marx foi sociólogo influenciado pela tendência historicista do pensamento social alemão. De acordo com essa tendência, a existência social é um processo, cada período histórico e cada estrutura social são únicos e devem ser entendidos por meio de leis que valem somente para eles. Considerando as reflexões de Marx acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

I - A análise da vida social deve, portanto, ser realizada através de uma perspectiva dialética que, além de procurar estabelecer as leis de mudança que regem os fenômenos, esteja fundada no estudo dos fatos concretos, a fim de expor o movimento do real em seu conjunto.

II - Segundo o autor, as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.

III - As formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam são transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção, e com o modo de produção mudam as relações econômicas, que não eram mais que as relações necessárias daquele modo concreto de produção.

IV - Marx nunca se refere à produção em geral, mas à “produção num estádio determinado do desenvolvimento social [que] é a produção dos indivíduos vivendo em sociedade”.



Todas as assertivas estão corretas


Somente as assertivas II e IV estão corretas.


Nenhuma assertiva está correta.


Somente as assertivas I, II e III estão corretas.


Somente as assertivas I e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ponciana
0
alguem sabe? no meu livro não tem.


vittoor: Pra mim todas estão certas!
dheborarosa: todas as assertivas estão corretas
Respondido por Matheusieti
0

O desenvolvimento da dialética faz parte do processo de entendimento sobre os fenômenos relacionados a luta de classes. Todas as alternativas estão corretas.  A análise da vida social se relaciona a fatores sociais e econômicos na perspectiva de Marx.

Onde as relações materiais na concepção de Marx entendem o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo.

As formas econômicas que os homens produzem, consomem e trocam  está relacionada a produção do excedente a ser apropriado pelo capitalista, enquanto a relativa é o entendimento que proporcionou o capitalismo como principal pilar para o desenvolvimento econômico mundial, fator chamado de mais-valia absoluta.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/23145857

Anexos:
Perguntas interessantes