Karl Marx exerceu grande influência na teoria sociológica. Segundo o autor: "[...] na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção... O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social".
Soluções para a tarefa
Olá! Espero ajudar!
A letra a está errada pois Karl Marx constatou uma clara determinação do modo de produção adotado em uma sociedade sobre a superestrutura jurídica e política nela encontrada.
A letra b está errada pois, de acordo com Marx, a superestrutura constitui-se em um mecanismo de legitimação da relação de dominação sobre a classe operária.
A letra c está errada pois Marx considera o ordenamento jurídico como outra fonte de legitimação da classe dominante.
A letra D está correta, pois a superestrutura jurídica e política são resultado das relações econômicas em determinada sociedade.
A tetra E está errada pois a superestrutura está totalmente ligada à infraestrutura e estabelece uma relação de manutenção das relações econômicas da infraestrutura.
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Sobre a pergunta da questão 2: No Capitalismo Monopolista o Estado atua com o propósito de:
Em síntese, pode-se dizer que, nesta sociedade, o Estado trabalha com o propósito de ofertar condições necessárias à acumulação e à valorizarição do capital monopolista. (Pag 16 - parágrafo 2)