Karl Marx está entre os pensadores clássicos da Sociologia. Sua abordagem é caracterizada pela postura crítica em relação à realidade. Suas análises renderam duras críticas ao sistema capitalista do século XIX e denunciaram as relações assimétricas de poder entre classe dominante e classe dominada. Em relação à abordagem marxista, assinale marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.( ) Os interesses antagônicos entre detentores dos meios de produção e não detentores dos meios de produção caracterizam a luta de classes.( ) A luta de classes é o motor da história das sociedades. ( ) O capitalista é aquele que, no Capitalismo, detém os meios de produção.( ) No Capitalismo, o trabalhador é o que mais se beneficia das relações de produção. Marque a alternativa que representa a ordem correta:a) V, V, V, Fb) V, F, V, Fc) F, V, F, Fd) F, V, V, Fe) V, V, F, F
Soluções para a tarefa
A alternativa que corresponde corretamente para com a questão proposta foi disposta na alternativa e) V, V, F, F.
Sendo assim , podemos observar que a teoria que foi desenvolvida por Marx é bastante importante e é estudada até hoje de modo que sua importância se dá pelo fato da análise do Capitalismo e o quanto o mesmo é danoso à sociedade em certos pontos , principalmente ao trabalhador final.
Resposta:
a) V, V, V, F
Explicação:
Para Marx, a luta de classes que move a história sempre se deu em decorrência dos diferentes interesses entre aqueles que detém os meios de produção e os que não os detém, como por exemplo: senhor feudal e escravo, capitalista e burguês, monarcas e plebeus, etc. No sistema capitalista, o trabalhador proletário é aquele a quem apenas restou vender a força de trabalho ao burguês que detém os meios de produção, e por essa assimetria de poder, explora os trabalhadores lhes pagando proporção menor daquilo do que geram de riqueza na produção de bens.