Sociologia, perguntado por gabriellaalmeida375, 10 meses atrás

Karl Marx está entre os pensadores clássicos da Sociologia. Sua abordagem é caracterizada pela postura crítica em relação à realidade. Suas análises renderam duras críticas ao sistema capitalista do século XIX e denunciaram as relações assimétricas de poder entre classe dominante e classe dominada. Em relação à abordagem marxista, assinale marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Os interesses antagônicos entre detentores dos meios de produção e não detentores dos meios de produção caracterizam a luta de classes.
( ) A luta de classes é o motor da história das sociedades.
( ) O capitalista é aquele que, no Capitalismo, detém os meios de produção.
( ) No Capitalismo, o trabalhador é o que mais se beneficia das relações de produção.

Marque a alternativa que representa a ordem correta:


a) V, V, V, F
b) V, F, V, F
c) F, V, F, F
d) F, V, V, F
e) V, V, F, F​

Soluções para a tarefa

Respondido por jtonipires
17

Resposta: a

Explicação: - para Marx os interesses do capital e dos trabalhadores não são os mesmos.

Pelo materialismo histórico de Marx a luta de classes é motor da história.  Segundo Marx, no capitalismo o trabalhador sempre vende sua mercadoria (o trabalho) por u m valor menor do o seu valor real.

Respondido por Matheusieti
19

A alternativa a está correta.

Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.


marvingra: Obrigado. Excelente.
Perguntas interessantes