Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
A( ) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.
B ( )na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.
C( ) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.
D ( )em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.
E( ) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
A proposição de Marx e Engels se baseou:
E - em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.
Entenda:
Qual o papel dos trabalhadores dentro da teoria marxista?
Marx e Engels dizem que o trabalhador, aquele que vende sua força de trabalho, tem um papel revolucionário dentro do capitalismo. O proletariado é o motor da revolução, é dele que sairá a superação da sociedade de classes e emergirá uma nova sociedade comunista.
Marxismo se confunde com liberalismo?
Não, são duas teorias totalmente opostas. O liberalismo entende que as pessoas partem de um ponto igual, enquanto o marxismo evidencia a luta de classes dentro de uma sociedade capitalista. Marx e Engels nunca buscaram o aperfeiçoamento do liberalismo.
O marxismo é contra o sindicalismo?
Uma das doutrinas afins do marxismo é o sindicalismo, que nada mais é do que a associação dos trabalhadores em busca de tomar decisões e influenciar o processo político. Nota-se que uma teoria complementa a outra de certa forma, pois ambas lutam pela valorização do trabalhador no processo político. Além de que a Revolução Russa citada no enunciado de uma das alternativas aconteceu em 1917, décadas depois da morte de Marx, sendo impossível que ele houvesse se manifestado contra o sindicalismo.
Estude mais em:
- As lutas e resistências da classe trabalhadora no sistema capitalista
https://brainly.com.br/tarefa/19007097
- Por que a luta de classes tem sido objeto de estudo da filosofia ?
https://brainly.com.br/tarefa/23540447
Bons estudos!
Marx e Engels acreditavam que o capitalismo deveria ser refutado por meio da revolução do proletariado (E)
Marx e Engels, ao pensarem a sociedade desde os seus primórdios, concebem que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Assim, os sociólogos partem de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Eles apontam que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
Link: brainly.com.br/tarefa/15193284