Karl Marx e Friedrich Engels afirmam, no Manifesto Comunista, que "de tempos em tempos os operários triunfam, mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla de trabalhadores. Essa união é facilitada pelo crescimento dos meios de comunicação criados pela grande indústria e que permitem o contato entre operários de diferentes localidades. Basta, porém, este contato para concentrar as numerosas lutas locais, que têm o mesmo caráter em toda parte, em uma luta nacional, uma luta de classes. Toda luta de classes é uma luta política". (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2001, p. 48.). Para os autores, por que toda luta de classes é uma luta política?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Toda luta de classes é uma luta política pois é um conflito que envolve não somente interesses particulares, individuais de cada trabalhador, mas sim sociais, de um grupo todo que tem práticas econômicas comuns.
Deste modo, o combate que os trabalhadores organizados fazem por seus direitos (assim como os mecanismos de reação que as classes poderosas usam para manter a sua autoridade) são formas políticas de tentar conduzir a vida social para um lado ou outro, tentando criar estruturas que beneficiem os membros daquele grupo social.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Música,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás