Karl Marx, ao contrário de autores como Émile Durkheim ou Max Weber, não se preocupou em sistematizar ou mesmo elaborar um corpo teórico próprio para a Sociologia. Apesar disso, ele se tornou juntamente com esses autores um dos pensadores clássicos dessa área do conhecimento devido à complexidade e importância da teoria social que produziu.
Considerando as contribuições da teoria social marxista para a Sociologia, analise as afirmações a seguir:
I) O marxismo possibilitou uma nova compreensão da sociedade, ao concebê-la como um organismo social, composto por partes ou órgãos que asseguram o seu equilíbrio na medida em que desempenham funções específicas.
II) O pensamento marxista articulou teoria e prática ao procurar compreender como as sociedades se organizam e como promover uma transformação social.
III) A teoria social marxista possibilitou um entendimento sobre os indivíduos como sujeitos históricos, isto é, como capazes de modificarem a sociedade e construírem a sua própria história, embora não sob circunstâncias de sua escolha.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
III, apenas.
c)
I e II, apenas
d)
I e III, apenas
e)
II e III, apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
III RESPOSTA CERTA B APENAS
Explicação:
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política — a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra ...
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás