Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo, sociólogo e escritor alemão. Em suas obras, ele denunciou os problemas do sistema capitalista através de observações da sociedade europeia industrial. Embora Marx seja conhecido pelos conceitos diretamente relacionados aos modos de produção, como mais-valia, materialismo histórico e alienação, esse autor também desenvolveu ensaios considerando a arte e a sua relação com a sociedade.
BAY, D. M. D. Arte & sociedade: pinceladas num tema insólito. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 7, n. 78, p. 2-18, mar. 2006.
A partir do apresentado, assinale a alternativa correta, considerando a visão marxista da arte:
1.A arte está inserida nos modos de produção e, por isso, deve ser combatida.
2.A arte é um elemento desnecessário para a sociedade socialista.
3.A arte é o reflexo da realidade social e, por isso, deve ser estudada a partir de um contexto histórico.
4.A arte faz parte dos costumes da sociedade burguesa, o que evidencia seu caráter elitista.
5.A arte só existe quando o ser humano nega os modos de produção.
Soluções para a tarefa
Segundo a visão marxista da arte podemos afirmar que a arte é o reflexo da realidade social e, por isso, deve ser estudada a partir de um contexto histórico.
Desde os primórdios da humanidade, usamos a arte para contar a nossa historia. Primeiro, através das pinturas rupestres onde o homem pintava na parede das cavernas as suas atividades diárias, como caça e coleta de frutos, utilizando sangue e pigmento de frutas como tinta.
Com o passar do tempo, as técnicas de produção da arte se aperfeiçoaram e a arte passou a representar os momentos históricos, como de conquistas, batalhas e ainda, cotidiano. Assim, a arte reflete o que foi vivido por nos o que nos permite estuda-la através de um contexto histórico.
Portanto, a alternativa correta é a 3.
Espero ter ajudado, bons estudos :)