Filosofia, perguntado por mariapaula12345123, 7 meses atrás

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) introduziram o conceito de modo de produção, que permite entender o modo como uma sociedade produz seus bens e serviços, assim como os utiliza e distribui. Nesse sentido, pode-se afirmar:

o modo de produção asiática era baseado na força de trabalho camponesa, combinados excedentes de produção agrícola eram forçados a entregar ao Estado. Esse modo de produção vigorou nas antigas formações sociais da China, Índia, África e na América Pré-Colombiana.

o modo de produção escravista era clássico baseado na exploração da força de trabalho escrava (os escravos) pelos proprietários dos meios de produção (senhores). Esse modo de produção vigorou no Brasil, países do Caribe e no sul dos Estados Unidos.

o modo de produção capitalista, modelo hegemônico na atualidade, é baseado na solidariedade entre as duas classes sociais básicas desse sistema social, a burguesia e os trabalhadores assalariados, como quais se organizam para produzir riqueza, melhorar a economia de mercado e a livre concorrência.

o modo de produção feudal é baseado na relação entre senhores e servos. Estes não são propriedade de seus senhores, como num regime escravocrata usual, mas eles devem favorecer em troca da posse de uma fração de terra de seu senhor. Foi o modelo social mais comum na Europa Moderna.

o modo de produção socialista se destaque pela anarquia produtiva, dado o desaparecimento das classes sociais, a superação do desemprego e das crises cíclicas do capitalismo. Este modelo foi inaugurado com a Revolução Russa de 1917, e estendido a boa parte do leste no pós-guerra. China e Cuba permanecem dentro desse regime de produção na atualidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Anonimo080000
1

Resposta:........

Explicação:

Perguntas interessantes