Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), ambos alemães, produziram juntos algumas obras, entre as quais, O capital e o Manifesto do Partido Comunista. Suas teorias sobre a sociedade e economia política influenciaram várias áreas do conhecimento, evidenciando a luta de classes entre a burguesia e o proletariado, a relação entre capital e trabalho, bem como a exploração do trabalhador. Para Marx, a infraestrutura econômica das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a superestrutura política e ideológica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreveria no modus vivendi das sociedades. A partir do texto base, avalie as afirmações a seguir: I- A cultura tem relação com o modo de vida de cada época e reflete os modos de produção; II- A infraestrutura seria o modo de produção da vida social, excluindo os sentidos, significados, valores, morais e identidades culturais; III- O modo de produção da vida social seria determinado pelo modo de produção de bens de consumo e a força de trabalho opera os meios de produção, determinando os aspectos políticos, ideológicos e culturais dessa sociedade. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
II- A infraestrutura seria o modo de produção da vida social, excluindo os sentidos, significados, valores, morais e identidades culturais;
III- O modo de produção da vida social seria determinado pelo modo de produção de bens de consumo e a força de trabalho opera os meios de produção, determinando os aspectos políticos, ideológicos e culturais dessa sociedade.
A cultura tem relação com o modo de vida de cada época e reflete os modos de produção;
O modo de produção da vida social seria determinado pelo modo de produção de bens de consumo e a força de trabalho opera os meios de produção, determinando os aspectos políticos, ideológicos e culturais dessa sociedade.
A cultura tem relação com o modo de vida de cada época e reflete os modos de produção; a infraestrutura seria o modo de produção e o modo de produção da vida social seria determinado pelo modo de produção de bens de consumo e a força de trabalho opera os meios de produção, determinando os aspectos políticos, ideológicos e culturais dessa sociedade. Logo, as alternativas I II e III estão corretas.
Para Marx e Engels, o conjunto dessas relações de produção material é considerada como a infraestrutura econômica, ou seja, a base sobre a qual se ergue uma superestrutura de caráter jurídico e político e à qual correspondem formas variadas de consciência social.
O modo de produção da vida material fundamenta, geralmente falando, o processo político, espiritual e social. É o ser social que condiciona a consciência dos homens, e não a consciência dos homens que determina o seu ser.
Esse é o fio condutor dos estudos marxistas: a mudança da base econômica transforma-se mais ou menos rapidamente toda a gigantesca superestrutura.
Segundo Marx, A ESSÊNCIA DO HOMEM, PORTANTO, ESTÁ EM SUA ATIVIDADE PRODUTIVA. Para Marx, ética, religião e política são condicionadas por uma base econômica anterior.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/25638686