Kant levou razão a um "tribunal" para julgar seus limites suas possibilidades, e concluir que ela não tem acesso á "realidade em si" . Reflita sobre essas atitudes críticas e produza um texto sobre as consequências de pôr em xeque a certeza do conhecimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Kant é um filósofo cujo pensamento foi por diversas vezes interpretado como o mais qualificado
"certificado de óbito" que se passou à metafísica. Esta reputação está, contudo, longe da verdade.
Como veremos. Kant irá suprimir um determinado tipo de metafísica mas não a metafísica.
O que é a metafísica? É uma disciplina cujos objectos de estudo são realidades que transcendem o
campo da nossa experiência. Para Kant os problemas metafísicos são, fundamentalmente, três: Deus.
Imortalidade da alma e liberdade. Ao longo da sua história a metafísica tem sido a tentativa de
responder cientificamente a estas três questões essenciais da razão humana.
Qual a situação da metafísica no tempo de Kant? O quadro não é famoso: ela é um campo de
disputas constantes e intermináveis, nenhuma tese obtém unanimidade, reina a discórdia. Esta
ausência de consenso não é, contudo, um dado recente mas sim uma constante da própria história da
metafísica. A aventura metafísica, desde os seus primórdios, tem sido a sucessão de "guerras
internas" que bloquearam o seu desenvolvimento e arruinaram o seu crédito junto da comunidade
dos sábios e dos intelectuais. Contudo, nota imediatamente Kant, o descrédito e o desprezo de que
são alvo os metafísicos não deve conduzir-nos ao desprezo e à indiferença perante os problemas de
que trata a metafísica: Deus, liberdade e imortalidade da alma. A metafísica apesar do descrédito em
que caiu é um "destino singular da razão humana", corresponde a uma vocação natural, que não pode
ser recusada. É próprio do homem procurar resposta para os grandes problemas metafísicos. A
metafísica é uma necessidade humana que nunca desaparecerá.
Ao longo da sua história a metafísica tem tido uma pretensão fundamental: constituir-se como
conhecimento científico de realidades que estão para lá da experiência. O que tem acontecido até
agora? A metafísica, ao contrário da Física e da Matemática, não conseguiu encontrar o caminho do
conhecimento seguro e digno de crédito. Então temos razões para duvidar da possibilidade de um
conhecimento científico de realidades metafísicas. Até agora a metafísica não conseguiu constituirse como ciência. Será que esse insucesso se deve à incapacidade dos pensadores que abordaram os
problemas metafísicos ou será que isso se deve ao facto de a metafísica não poder ser mesmo uma
ciência? A resposta de Kant é muito simples: a razão humana não pode evitar as questões metafísicas
— são o seu destino — mas não é capaz de lhes dar uma resposta científica. Ao colocar a questão da
cientificidade da metafísica Kant não esconde que a resposta está dada: a metafísica não é uma
ciência. Tatará simplesmente de mostrar por que razão ela não o pode ser. Assim iremos ver Kant
perguntar em que condições é possível o conhecimento científico, ou seja, como conhecemos e o que
podemos conhecer cientificamente. Definidas e explicitadas as condições gerais do conhecimento
científico demonstra-se ao mesmo tempo que não podemos conhecer realidades metafísicas.
A explicação essencial da falta de credibilidade da metafísica tem a ver com o facto de que os
filósofos, que a pretenderam transformar numa ciência, usaram de uma forma dogmática uma
faculdade chamada razão. Confiaram cegamente nas capacidades desta e não investigaram se estava
no poder da razão responder cientificamente às questões metafísicas. Se o tivessem feito
descobririam que a solução científica desses problemas ultrapassa o poder da razão.
Para evitar que cada qual fabrique uma metafísica a seu modo (para evitar, no fundo, que a filosofia
seja um interminável campo de batalhas, em que todos se reconhecem vencedores e em que nada de
positivo se produz) Kant vai criticar (analisar, determinar capacidades e limites) não este ou aquele
Explicação:
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