Kant faz uma abordagem filosófica do que é “moral”, com um significado bastante amplo, abrange todas as ações que não são físicas nos indivíduos que vivem em sociedade. A ética abrange as condutas e atos sociais de cada indivíduo de uma maneira geral, por isso é um conceito mais amplo, já que cada indivíduo tem uma moral própria. Por conseguinte, a capacidade do indivíduo de ter uma ética individual não é, senão baseada em uma valoração da sociedade, e na medida em que esta se solidifica, criam-se ou modificam-se as leis. Logo, toda lei precisa de um embasamento ético e moral preexistente. E esta moral só pode ter base na razão, já que não existe moral animal, visto que os animais não são agentes como os seres humanos, a identidade das pessoas modela uma identidade social, na medida que respeitamos e nos colocamos no lugar do outro, e a ação destes influem na nossa, o que torna os comportamentos uma lei universal, geral. Uma nação justa, com um conceito de justiça bem elaborado na filosofia kantiana, ele define que a justiça, e só ela é que consegue manter uma paz duradoura.
Com base no contexto, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a. O sistema econômico, social e política jamais é responsável por entrar em conflito com a filosofia kantiana.
b. Kant é o único filósofo em que se baseou a filosofia ambientalista.
c. Kant não tem nenhuma relação com as bases do movimento ambientalista e da educação ambiental, como um todo.
d. A filosofia Kantiana é suficiente para explicar todas as ações do ser humano perante a natureza, não havendo nenhum contraponto.
e. Kant estabeleceu em sua teoria que a influência negativa do homem sobre o meio ambiente depende somente de seus valores morais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A é falsa, alguns críticos de Kant o criticam justamente por não haver, dentro da moral kantiana, elementos que considerem as diferentes condições econômicas e sociais dos sujeitos.
B é falsa, a filosofia ambientalista, como quase todo pensamento contemporâneo, se baseia na obra de alguns filósofos diferentes.
C é falsa, é usado como base por alguns teóricos ambientalistas.
D é falsa, em Filosofia há sempre um contraponto possível, e Kant não é exceção.
E é verdadeira, uma vez que considerava que as ações decorriam da vontade, ou seja, de uma decisão moral do sujeito.
Respondido por
13
Kant estabeleceu em sua teoria que a influência negativa do homem sobre o meio ambiente depende somente de seus valores morais.
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás