K-40, U-92, Ra-226, Rn-222
Contrua um texto dissertativo em que consiste a existência ou nao de uma relacao entre esses elementos quimicos
Soluções para a tarefa
Os isótopos dos elementos químicos de potássio, rádio, radônio e urânio mencionados possuem uma relação em comum por serem radioativos.
Elementos químicos radioativos
Chamamos de elementos radioativos, elementos químicos que apresentam a capacidade de emitir as radiações alfa, beta e gama através dos seus respectivos núcleos. EM geral, esses elementos apresentam número atômico acima de 80, porém, existem exceções tais como o carbono -13, potássio-40 e trítio (hidrogênio-3).
- Radiação alfa (α) - partícula de , ou seja, apresenta 2 prótons e massa igual a 4u. Quando essa é liberada por um átomo radioativo, temos a formação de um novo átomo cujo número de massa tem 4 unidades a menos do que o átomo original e o número atômico tem duas unidades a menos que o átomo inicial. Apesar de ser altamente energética, devido ao seu tamanho, são facilmente barradas por uma folha de papel alumínio.
→
- Radiação beta (β) - corresponde a liberação de um elétron. Quando a radiação beta é liberada, é produzido um novo átomo cujo número de massa é igual e o número atômico é uma unidade maior que o átomo inicial. As partículas beta são menos energéticas que as partículas alfa, mas são mais penetrantes e conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.
→
- Radiação gama (γ) - Também chamados de raios gama, esse tipo de radiação é uma onda eletromagnética de alta frequência. Devido a sua alta energia, tem alto poder de penetração na matéria formando radicais livres por meio da retirada de elétrons, sendo chamada de radiação ionizante. Devido ao fato dessa radiação ter altíssima energia e serem ionizantes, podem atravessar o corpo de organismos, causando mutações de DNA. Essa radiação é detida apenas por uma parede grossa de concreto ou por grossas placas de chumbo.
Os elementos radioativos tem diversas aplicações como, por exemplo, a medicina (radioterapia e Raios-X), fornecimento de energia por usinas nucleares, esterilização de alimentos e objetos cirúrgicos e até mesmo a datação de fósseis.
No caso dos elementos químicos citados no parágrafo, o urânio, radônio e radio possuem número atômico acima de 80. O potássio-40 é um isótopo radioativo natural que possui número atômico menor que 80. Veja na imagem o decaimento do urânio, que culmina na formação do rádio e radônio, até seu decaimento final em chumbo.
Veja mais sobre elementos radioativos em: https://brainly.com.br/tarefa/2847097
#SPJ1