Justiniano, imperador bizantino, destaca-se por seus legados, como a construção da Basílica de Santa Sofia e a produção do Corpus Juris Civilis, a compilação das leis romanas. Sobre seu estilo de governo, podemos salientar:
A) Certo autoritarismo, que pode ser observado no controle da Revolta de Nika, e expansionismo, com a chegada das forças bizantinas à Península Balcânica e o domínio do mar Mediterrâneo após a Quarta Cruzada.
B) Expansionismo, com as forças bizantinas; autoritarismo, expresso nas causas e repressão à Revolta de Nika.
C) Insatisfação do povo com o governo, que pode ser observada na Revolta de Nika, o autoritarismo na condução do Cisma do Oriente, e o expansionismo, com a conquista da Península Ibérica.
D) Expansionismo, com a conquista da Península Ibérica, e uma gestão polêmica, pois o aumento dos impostos, devido aos empreendimentos militares, como a Cruzada Comercial, ocasionou revoltas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça.
O desenvolvimento do Império Bizantino durante o governo do imperador Justiniano foi marcado pelas missões militares expansionistas e pelo fortalecimento do poder imperial. Deste modo, está correto o que se afirma na alternativa b.
O imperador Justiniano forcava os esforços militares que possuía na intenção de estender o alcance territorial da influência do Império Bizantino. Além do fortalecimento do poder imperial pelo expansionismo, reprimiu de maneira firme a Revolta de Nika.
A Revolta de Nika, que durou cerca de uma semana até que fosse contida pelas tropas de Justiniano, foi gerada pela rivalidade entre facções do hipódromo do império. A revolta ocorria em protesto dos aristocratas latifundiários contra o fortalecimento do poder imperial.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9982