Justifique os termos microprótalo e macroprótalo dados ao grão de pólen e ao saco embrionário, respectivamente.
Soluções para a tarefa
No interior de um grão de pólen localiza-se um gametófito masculino (microprótalo) imaturo. Quando esse atinge a flor, portadora de estrutura reprodutiva feminina (estilete, estigma e ovário), o microprótalo nele contido se desenvolve e forma o tubo polínico por onde descem dois núcleos espermáticos. Um desses núcleos fecunda a oosfera (formando o embrião) e o outro se funde aos núcleos polares no interior do óvulo, formando o albúmen (tecido nutritivo triplóide).
O saco embrionário germinado representa o macroprótalo. A sua germinação inicia-se pelo núcleo do jovem saco embrionário que, por três divisões meióticas sucessivas, origina oito núcleos haploides.
Três núcleos colocam-se no polo mais próximo da micrópilo e um deles, na posição central, tornar-se-á o núcleo da oosfera (gâmeta feminino) e os outros dois serão os núcleos dos sinergídeos, que ladeiam a oosfera.
Três núcleos migram para o polo mais afastado do micrópilo e serão o núcleo de três células, denominadas antípodas. Os dois núcleos restantes serão núcleos de uma célula central, o mesocisto. Fica assim constituído o saco embrionário germinado.