História, perguntado por iagopgomes, 1 ano atrás

Justifique os objetivos de D.João III ao instituir o regime de capitanias hereditárias no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarceloAlmeidaMSA
61
Outro objetivo era incentivar o povoamento de forma mais homogenia principalmente no interior do pais, pois o litoral era bastante povoado diferente do interior, assim ele pretendia desenvolver o povoamento e desenvolvimento do pais, e cumprir com um termo legal da época que dizia que para ser dono do território tinha que explora-lo de alguma forma.
Respondido por EduardoPLopes
21

Ao estabelecer o regime de Capitanias Hereditárias o Rei Dom João III visava impedir a invasão do território colonial português (o Brasil) por parte de outras potências europeias e acelerar o processo de colonização, diminuindo ao máximo os custos da Coroa com a iniciativa.

No primeiro aspecto, era importante ocupar (com portugueses) o território, assim como estabelecer alianças com os povos nativos, para impedir que franceses e holandeses conseguissem estabelecer posições fortes no território.

Portugal, contudo, não contava no período com recursos suficientes para fazê-lo, tendo "apelado" para a iniciativa privada (com a instituição das capitanias) de modo que as pessoas investissem seus próprios recursos no projeto, pagando ao Rei taxas relativamente pequenas. O projeto, contudo, só se mostrou viável em duas das capitanias, tendo sido um fracasso, tendo sido substituído pelo modelo de Governo Geral.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10015686

Anexos:
Perguntas interessantes