justifique a importância do Index no período das reformas religiosas
Soluções para a tarefa
O Index Librorum Prohibitorum foi instituído durante a Contrarreforma - movimento que se opunha aos ideais reformistas de Martinho Lutero. Desse modo, a Igreja Católica conseguiu impedir que a população lesse uma série de obras que, na visão dela, iam contra os preceitos católicos e abordavam o protestantismo de alguma forma.
Quem lesse essas obras e fosse descoberto, era julgado pela Santa Inquisição e, a partir dali, considerado herege.
O Index Librorum Prohibitorum é o índice de livros proibidos, sendo uma lista de obras que foram proibidas de circularem enquanto a Igreja Católica ainda possuía o monopólio social da sociedade europeia. Eram livros que iam contra preceitos doutrinários da Igreja e não tinham seu apoio.
No ano de 1559 foi aprovada a primeira versão, que foi ratificada pelo Concílio de Trento. Teve sua importância como uma reação ao avanço do protestantismo, ficando sob responsabilidade da Inquisição. Foi atualizado até o século XX, sendo a última atualização em 1948.
Cientistas, filósofos ou pensadores foram alvo do Index, entre eles Galileu Galilei, Maquiavel, Copérnico, Giorfano Bruno, John Lock, Thomas Hobbes, Montesquieu, entre outros.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/22052684