Juliana tenta escrever vinte e um, número ditado por sua professora. Veja o resultado e os comentários feitos pela menina. 201 Explicação de Juliana: “O dois é usado no vinte porque depois de um vem dois. O 17, 18 e 19 são com um, então o vinte é com dois.” Observe que Juliana escreve de modo não convencional o 21, mas justifica, por comparação com outros números, o uso do algarismo dois para escrever o vinte. Vamos analisar a resposta de Juliana. O que ela erra? O que ela acerta? O que você faria para ajudá-la?
Soluções para a tarefa
Juliana erra ao escrever o número zero e acerta em escrever 2 e 1. Para ajudá-la, explicaria que, nesse número, existem apenas duas casas decimais e que não é necessário representar o zero.
Esta questão está relacionada com o sistema de numeração decimal. Este sistema é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.
Nesse sistema, cada algarismo está posicionado em uma casa decimal, a qual chamamos de ordem (unidade, dezena e centena). A cada três casas decimais, temos uma classe (unidade, milhar, milhão).
O erro de Juliana está em escrever o número 21 com três casas decimais. Da maneira que ela escreveu, está representado o número 201. Uma vez que o 20 vem depois do 19, ela achou que vinte e um era representado pelo 20 e pelo 1, quando na verdade é representado por 21.
Resposta:
escreva os numero que sua professora ditar