Pedagogia, perguntado por elisangelaacioly, 1 ano atrás

Juliana, aluna do sétimo período do curso de pedagogia, foi convidada para estagiar em uma escola fundamental da rede pública de ensino de uma cidade próxima a que morava, tornando-se responsável por auxiliar o professor efetivo em uma turma de 5º ano nas aulas ministradas. No decorrer das aulas e, em momentos de diálogo com os alunos, Juliana percebeu que a construção do conhecimento geográfico era centrada no discurso do professor em aulas expositivas, restringindo-se, principalmente, ao conteúdo dos livros didáticos disponibilizados pela escola, muito embora essa dispusesse de uma sala com recursos de informática, e uma biblioteca com mapas atualizados, inclusive mapas locais. Por conseguinte, os estudantes mostravam-se completamente desinteressados dos temas abordados em sala, baseados na observação, descrição, analogia e síntese, sobretudo os relacionados ao tema da urbanização, completamente distanciados da sua realidade. Buscando alternativas que pudessem contribuir para tornar as aulas sobre urbanização mais dinâmicas, Juliana, em um site de notícias na internet, leu uma reportagem sobre a degradação ambiental de um riacho da cidade a qual a escola estava localizada. Para dar oportunidade aos alunos de identificar, estudar e analisar esses processos, Juliana resolveu desenvolver um projeto de estudo para pesquisar as alterações de equilíbrio ecológico e o impacto das atividades humanas sobre o riacho, principalmente no trecho urbano, onde há a perceptível poluição das águas, assoreamento e, por toda sua extensão longitudinal, muito desmatamento e queimadas da vegetação ciliar. Essas ações predatórias desequilibraram a dinâmica natural do riacho, pois as características naturais foram alteradas e os espaços geográficos apropriados e intensamente restaurados com o desenvolvimento da urbanização de cidades, intensificando ainda mais as alterações. Nessa estrutura de análise, o objetivo principal desse estudo seria avaliar os elementos que provocaram a degradação da qualidade ambiental do riacho e suas consequências para o meio ambiente em seu entorno. Ciente dessa situação, elabore um relatório recomendando os procedimentos que poderiam viabilizar essa pesquisa, interligando o estudo urbano com o ambiental, explicando, ademais, como esse conhecimento pode “transpor” as paredes da sala de aula. Marca Revista

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
1

 O estudo ambiental é bastante importante de modo que a natureza nos cerca e com certeza somos muito dependentes dela. Assim, há um desenvolvimento bastante interessante no âmbito da importância que é dada à essas questões devido às vicissitudes que são dia a dia apresentadas na natureza como enchentes, má qualidade da água, diminuição da fauna e flora.

 Assim, é necessário entender de fato a situação atual do riacho da cidade para que então através de uma análise se possa observar o que se pode ser feito para mudar sua situação.

Perguntas interessantes