Júlia mora em uma cidade praiana e costuma passar pela praia no caminho da escola até sua casa. Ao avistar um barco ancorado, a garota quisa saber a que distância ele estava da praia. Para isso, ela ficou bem defronte à embarcação e marcou, na areia um ponto. Depois, andou 50 m para a esquerda e marcou outro ponto. Constatou que, desse local, avistava o barco sob um ângulo de 60°.
Podemos esquematizar essa situação da seguinte maneira:
Observe que, unindo os pontos determinados por Júlia e o local onde o barco está ancorado, formamos um triângulo retângulo.
Da mesma forma que Júlia pôde medir a distância do barco até a praia sem ter de nadar até a embarcação, podemos, por exemplo, medir a altura de uma montanha sem precisar escalá-la.
Para fazer esses cálculos, a jovem usou conhecimentos que são estudados na trigonometria, que, entre outros empregos, é utilizada na medição de distâncias inacessíveis.
Fonte: Fundamentos da Matemática, Coleção Ético, Ed. Saraiva, 9° ano, 2012, Unidade 2, Capítulo 4, pág.: 64.
Atividade Proposta 02 – E você, o que acha?
a) Unindo os pontos determinados por Júlia e o local onde o barco foi encontrado, formamos um Triângulo Retângulo. Defina essa figura geométrica.
b)Vamos solucionar o problema apresentado? A que distância da praia, aproximadamente, se encontra o barco? (Utilize a aproximação: √3 1,73).
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Desculpa eu não sei mais ver no gøøglë
Perguntas interessantes
Inglês,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás