Julia é uma jovem advogada de 25 anos que atua em uma multinacional, ocupando o cargo de advogada trainee e, brevemente, deseja assumir um cargo de gestão. Ela já está pensando nisso pois ao final do programa de Trainee, a empresa faz uma avaliação dos profissionais e o gestor, juntamente com o RH, dá o feedback para os profissionais. No entanto, esse feedback é elaborado pensando-se já no plano de carreira habitual da empresa, independente das ambições de seus funcionários. Dessa forma, a expectativa da empresa é preparar Julia conforme os cargos estratégicos que delimitou e que podem ser observados na imagem a seguir:
Considerando os interesses de Julia e a expectativa da empresa, responda:
1. Há conflito de interesses? Justifique.
2. Como você orientaria a elaboração do plano de carreira para a Julia?
Soluções para a tarefa
1 – Sim, há conflito de interesse. Devido ao fato de Júlia desejar ir de trainee para a um cargo de gestão, mas a empresa procura realizar o preenchimento de suas posições com os candidatos internos de acordo com o seu próprio plano de carreira. De forma que a profissional e a empresa possuem expectativas diferentes nesse sentido.
2 – É de fundamental importância que Júlia realize o alinhamento das expectativas, onde se seu plano de carreira estiver adequado, a empresa possa avaliá-la de forma diferenciada.
Bons estudos!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Sim, pois Julia deseja ir de trainee para a gestão e a empresa busca preencher suas posições com os candidatos internos conforme seu próprio plano de carreira. Logo, a profissional e a organização têm expectativas diferentes em relação à trajetória de carreira. Para a organização, a trajetória de carreira é importante para o planejamento da necessidade dos seus recursos humanos. A futura força de trabalho da organização depende do projeto de transição dos empregados pelos vários níveis da organização. Para o profissional, a trajetória da carreira é a sequência dos cargos que ele deseja ocupar para atingir suas metas pessoais e profissionais.
2. Neste caso, é importante que haja um alinhamento destas expectativas. Caso a avaliação de Julia seja adequada, é possível à organização avaliar de forma diferenciada, sem a visão tradicional, a partir de uma visão alternativa na análise e trajetória de carreira, como:
- Considerar outras possibilidades além do crescimento natural da carreira.
- Atender às demandas e necessidades organizacionais.
- Ser flexível para atender as qualidades do profissional.
- Analisar a sequência de cargo, considerando: as qualificações, o conhecimento e outros atributos que não contemplem somente a experiência, a idade e a formação.