Júlia, 35 anos, casada, universitária, obteve diagnóstico de endometriose aos 22 anos. Um dos primeiros sinais do problema, que a levaram a procurar atendimento no posto de saúde de sua cidade, foram as cólicas intensas no período menstrual, bem como dores durante o ato sexual. No início foi difícil aceitar, mas depois passou a conviver bem com a doença. Para controlar as dores faz uso de contraceptivos orais, que podem suprimir a menstruação (sintéticos de progesterona). Nos últimos anos, porém, o quadro se agravou. Há dois dias sente dores no dorso e na região lateral direita do tronco. A temperatura (38,8ºC), frequência cardíaca (100 batimentos por minuto) e a pressão arterial (130/90mmHg) estão elevados. A ultrassonografia abdominal mostrou uma alteração nos rins. O profissional de saúde explicou que a proximidade anatômica do sistema urinário com o aparelho reprodutor feminino favorece a proliferação destas células do endométrio em direção aos órgãos vizinhos e que infelizmente isso aconteceu com ela. A solução foi histerectomia total decorrente de agravamento do quadro de endometriose. Hoje Júlia passa bem e já pensa em adotar um filho. As dores cessaram e ela está completamente recuperada. Monte um pequeno texto em que você discuta:
A) A anatomia do útero e sua posição em relação à bexiga, bem como a organização anatômica do sistema urinário.
B) As fases do ciclo menstrual do ponto de vista hormonal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(resposta: O Período de sangue, e de sperma acontece após os 18, isso ocorre devido os atos sexuais entre outros...)
A bexiga se localiza abaixo do útero e os sistemas urinário e reprodutor se localizam muito próximos. O ciclo menstrual passa por fases de inibição e produção de FSH, LH, progesterona e estrogênio.
Como se organizam anatomicamente sistema reprodutor e urinário?
A) Os sistemas urinário e reprodutor feminino se localizam muito próximos. Na visão anatômica, o rim se localiza acima do útero e ovário, que por sua vez se localizam acima da bexiga. Essa proximidade anatômica é o que permite que casos raros como o da endometriose uretérica, como a da paciente citada no exemplo.
Como se dá as fases do ciclo menstrual da mulher?
B) Na mulher o ciclo menstrual hormonal se dá da seguinte maneira.
A hipófise produz o hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula os folículos ovarianos a produzirem ovócitos. Esses mesmos folículos secretam estrogênio ao serem estimulados. Com a alta concentração de estrogênio , a produção de FSH fica inibida e a hipófise passa a secretar hormônio luteinizante (LH). A alta concentração de LH é o estímulo para a ovulação. As altas concentrações de estrogênio também estimulam o crescimento do endométrio.
As altas quantidades de LH, após a ovulação, estimulam a formação do corpo lúteo no folículo ovariano que produziu o ovócito. Esse mesmo corpo lúteo produz progesterona. Com o aumento da quantidade de progesterona, a produção de LH pela hipófise é inibida. Ao longo dos dias a quantidade de progesterona e estrogênio diminui. O endométrio precisa de uma quantidade grande de progesterona para se manter desenvolvido, como não há ele descama, na menstruação, e o ciclo se reinicia.
Para saber mais sobre ciclo menstrual: https://brainly.com.br/tarefa/27702764
#SPJ2