Geografia, perguntado por lihofc, 7 meses atrás

julgue v para verdadeiro e f para falso.
( )o império Russo nasceu na idade média da união de vários principados e se expandir territorialmente anexação de territórios tanto da Ásia quanto à Europa.
( )diferente de outros países a Rússia tem início a sua resolução industrial mais não esse seu o neocolonialismo ou imperialismo, como outras potências.
( )as ferrovias constituídas pelo império Russo, além de interagir suas vastas regiões também permitiam maior controle de território e da população.
( )tanto no campo como na cidade, a revolução industrial dos benefícios que reduziram as desigualdades sociais, amenizando os problemas sociais e políticos que haviam no século 20​

Soluções para a tarefa

Respondido por stephanylourenco
1

(F)o império Russo nasceu na idade média da união de vários principados e se expandir territorialmente anexação de territórios tanto da Ásia quanto à Europa.

(V)diferente de outros países a Rússia tem início a sua resolução industrial mais não esse seu o neocolonialismo ou imperialismo, como outras potências.

(V)as ferrovias constituídas pelo império Russo, além de interagir suas vastas regiões também permitiam maior controle de território e da população.

(F)tanto no campo como na cidade, a revolução industrial dos benefícios que reduziram as desigualdades sociais, amenizando os problemas sociais e políticos que haviam no século 20​.

O colonialismo e expansão territorial russa foi um processo de descoberta e conquista de novos territórios pela Rússia. Caracterizou-se por oposição à colonização da maioria das outras potências coloniais europeias visto que estavam destinados principalmente aos territórios ultramarinos, mas já a Rússia principalmente a expansão continental nas zonas adjacentes (colonialismo interno). Estendeu sobre regiões que compõem a moderna Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Finlândia, Países Bálticos, Moldávia, Ásia Central, Sibéria e o Cáucaso. Seus primórdios podem ser datados para a conquista moscovita da República da Novogárdia em 1478 e sua subseqüente colonização da Moscóvia.

Enquanto as potências europeias realizavam a grande expansão marítima comercial, o Império Russo realizava sua expansão territorial para leste, sudoeste e sudeste, chegando até o Oceano Pacífico através de deslocamentos terrestres. Para se ter uma ideia, em 1542 os russos já tinham conquistado a Sibéria ocidental; em 1620, a central e, em 1650, a oriental. Em 1671, atingiram o Oceano Pacífico e, em 1742, atravessaram o estreito de Bering, dando início à exploração do Alasca.

No início da década de 1830 os inventores russos Cherepanov (pai e filho) construíram a primeira locomotiva a vapor da Rússia. A primeira linha férrea foi construída na Rússia em 1837 entre São Petersburgo e Tsarskoye Selo. O Departamento de Ferrovias, posteriormente parte do Ministério de Comunicações da Rússia, foi criado no Império Russo em 1842 com a ordem para supervisionar a construção da primeira grande linha ferroviária da Rússia. A ferrovia ligou a capital imperial São Petersburgo e Moscou e foi construída entre 1842 e 1851.

Em 15 de junho de 1865, um decreto de Alexandre II criou o Ministério das Comunicações, absorvendo dessa forma o Departamento de Ferrovias.

A ferrovia Transiberiana, conectando Moscou e a Rússia europeia com as províncias russas orientais, Mongólia, China e o Mar do Japão, foi construída entre 1891 e 1916.

A marca do km 9288, no final da linha, em Vladivostok.

Locomotiva a vapor japonesa estacionada na estação de Yuzhno-Sakhalinsk, ilha Sacalina, Rússia.

Durante a Primeira Guerra Mundial e especialmente durante a Guerra Civil Russa, mais de 60% da rede ferroviária russa e mais de 80% dos vagões e locomotivas foram destruídos.

Depois do colapso da União Soviética o sistema ferroviário dividiu-se em sistemas nacionais entre as várias ex-repúblicas soviéticas.

Em 2003 uma vasta reforma estrutural foi implementada a fim de preservar a unidade da rede ferroviária e separar as funções de regulação estatal da administração operacional. Dessa forma, em 18 de setembro de 2003, o Decreto Nº 585 do Governo da Rússia estabeleceu a "Ferrovias Russas" como empresa de capital aberto, com controle estatal de 100% das ações.

O atual CEO da companhia é Vladimir Yakunin. Existem planos para privatização parcial da empresa no futuro.

o iniciar-se o século XX, o Império Russo apresentava um extraordinário atraso em relação às demais potências européias: Atraso econômico — A economia ainda era basicamente agrária, praticada em latifúndios explorados de forma antiquada, através do trabalho de milhões de camponeses miseráveis.

Perguntas interessantes