Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia […].
Mensagem do presidente dos Estados Unidos James Monroe ao Congresso, 1823.
A respeito do texto citado, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Estabelecia o direito dos Estados Unidos de intervirem nos assuntos internos dos outros países.
( ) Fundamentou a marcha para o oeste, comprando ou anexando territórios e ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do oceano Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do oceano Pacífico, dando dimensões continentais aos Estados Unidos.
( ) Justificou o enfrentamento com os grupos indígenas, o que resultou na derrota das populações nativas e na ocupação das terras indígenas pelos colonos.
( ) Provocou a Guerra de Secessão dos Estados Unidos, uma vez que os estados do norte e do sul manifestavam opiniões diferentes em relação à necessidade de expansão territorial.
( ) Estabelecia a não intervenção dos países europeus nos assuntos americanos, condenando a criação de quaisquer colônias no continente.
Soluções para a tarefa
(V) Estabelecia o direito dos Estados Unidos de intervirem nos assuntos internos dos outros países.
(F) Fundamentou a marcha para o oeste, comprando ou anexando territórios e ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do oceano Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do oceano Pacífico, dando dimensões continentais aos Estados Unidos.
(F) Justificou o enfrentamento com os grupos indígenas, o que resultou na derrota das populações nativas e na ocupação das terras indígenas pelos colonos.
(F) Provocou a Guerra de Secessão dos Estados Unidos, uma vez que os estados do norte e do sul manifestavam opiniões diferentes em relação à necessidade de expansão territorial.
(V) Estabelecia a não intervenção dos países europeus nos assuntos americanos, condenando a criação de quaisquer colônias no continente