Sociologia, perguntado por daniellexxxsantos123, 8 meses atrás

julgamento do mensalão é uma experiência inédita de toma de consciência nacional quanto à própria legitimidade da nossa vida pública.
Há algo de irreversível nesta tomada de consciência, marcada por uma primeira convicção de que prevalece a lei sobre o dinheiro no jogo dos nossos poderes. O crescendo desse sentimento, nos dias atuais, nasce das classes populares como uma surpresa e do abandono de uma visão cínica, e, até há pouco, conformada com a corrupção endêmica.

MENDES, Cândido. Democracia e dissenso no Supremo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. A5, 17 set. 2012. Adaptado.

A partir do texto e dos seus estudos sobre política e cidadania, pode-se dizer que existe alguma relação entre o julgamento do Mensalão e a prática democrática? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por sousafernanda398
0

Explicação:

  • Nasce um sentimento, inclusive entre as classes mais baixas, de abandono da visão conformista sobre a corrupção. Termos como "peculato" chegaram ao povo
  • O julgamento do mensalão é uma experiência inédita de toma de consciência nacional quanto à própria legitimidade da nossa vida pública.
  • Os primeiros louvores ao Supremo teriam nascido do clássico moralismo das classes médias, e de sua boa consciência, em que a luta contra a corrupção termina a serviço do "status quo".
  • Entretanto, à proporção que avança o julgamento, se registra o avanço do apoio das baixas classes C e D, em contrário, do seu suposto desinteresse, no começo do julgamento da Corte.
  • Tornou-se avassaladora a popularidade de Joaquim Barbosa, a contrastar com a violência da reação a Lewandovski, no primeiro voto contrário à condenação de João Paulo Cunha.

Perguntas interessantes