[...] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto - diversamente de Bacon, que julgava fim da filosofia o conhecimento da natureza para dominá-la (fim econômico) - [...] pensa que o fim da filosofa é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem.[...] exclui absolutamente as ideias e os princípios inatos. Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa. (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322). De acordo com as informações de Padovani e Castagnola, assinale a alternativa que indica quem foi esse pensador que concebeu o sujeito como tábula rasa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
Resposta correta:
Jonh Locke.
Para esse filósofo, a finalidade da filosofia é prática, porém a concebe como algo essencialmente moral, que proporcione uma organização racional para vida dos indivíduos. Note que ele se distancia da ideia de Bacon de uma ciência cujo objetivo é o domínio da natureza, relacionada ao poder.
Locke pensa o conhecimento a partir do pensamento. Sua concepção é contrária às ideias e aos princípios inatos, pois, para ele, o que temos são apenas ideias representativas das experiências e, nisso, distancia-se dos pressupostos de Descartes, que não se fundamentavam no empirismo.
Bons estudos!
Respondido por
23
Resposta:
B JOHN LOCKE
Explicação:
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás